segunda-feira, 25 de março de 2013

LIBERAÇÃO DO FGTS

Companheiros(as) ACE e ACS, estive na sexta-feira passada, dia 22, pra tirar algumas duvidas sobre o nosso FGTS com o presidente do nosso sindicato, Luis Claudio, e aproveitei também para conhecer a nova sede.
Aproveito para parabenizar a toda a categoria por mais essa conquista, que é a nossa sede própria, como também o presidente do SINASCE, Luis Claudio, pela decisão de adquirir esse patrimônio para o nosso sindicato.
É um ótimo espaço e melhor de tudo, é NOSSO! Quem ainda não visitou, faça uma visita e conheça.
Sobre o FGTS, se espalhou um comentário no campo de que o FGTS seria liberado para todos os servidores sem a necessidade de se entrar na justiça, ainda nesse ano.
Não sei de onde partiu essa informação, mas fui me informar com o sindicato para tirar a limpo e repassar a informação correta aos companheiros(as), pois esse assunto interessa e muito a todos nós.
Esse comentário que se espalhou pelo campo, é MENTIRA.
Conversei com o Luis Claudio, onde o mesmo confirmou que a informação era mentirosa e me mostrou documentos que comprovam isso.
A verdade, é quem quiser receber seu FGTS tem dois caminhos a percorrer:

  1. entrar na justiça através de um advogado, onde o sindicato já esta fazendo isso;
  2. ou quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, poderá sacar no mês do seu aniversário.

É grande a possibilidade de conseguir a liberação do FGTS na justiça e aconselho aqueles companheiros(as) que não queiram esperar 3 anos, a procurarem o sindicato para que viabilize o processo na justiça.
Companheiros(as), é preciso ter cuidado no que se houve no campo, pois muitas vezes a informação é mentirosa ou é distorcida.
Sou ACE a 10 anos, e tenho visto isso acontecer varias vezes, acredito que os companheiros ACE e ACS tambem ja presenciaram isso e entendem o por que de sermos cautelosos em repassar boatos que chegam ao campo.
Companheiros(as), em todos esses anos quando o assunto era eleição sindical, formação de chapa, sempre me mantive resistente em participar desse processo.
Mais diante de muitos acontecimentos referentes a nossa categoria e a má conduta de alguns companheiros que pleiteiam estar a frente do sindicato, que na visão de muitos companheiros ACE e ACS, NÃO condizem com atitudes e qualidades de verdadeiros sindicalistas e companheiros de luta.
Mudaram minha opinião e acenderam ainda mais o desejo de lutar ativamente dentro do nosso sindicato.
Por fim, espero que este post tenha ajudado e digo á todos que

"Só não muda de idéia,quem não as tem".

Um abraço á todos!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Mudanças no PMCD de Fortaleza


"Insanidade é continuar a fazer o que você sempre fez, desejando obter resultados diferentes..."
O Monge e o Executivo

Não precisa ser nenhum doutor ou ter uma formação superior na área de epidemiologia para saber que o PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) aqui, do município de Fortaleza, precisa de mudanças.
Os ACEs (Agente de Combate as Endemias) sabem muito bem disso e entendem que da forma que o trabalho vinha sendo realizado, pouco se produzia resultados positivos.
A nova coordenação do Núcleo de Controle de Endemias, vem realizando mudanças das quais eu (particularmente) e os ACEs já entendiam como necessárias, tipo: zoneamento, integração com os Agente Comunitários de Saúde e unidade de saúde.
A  unica diferença é que essas sugestões de mudança partiam do campo para o NUCEN e não eram dada á ouvidos.
Quando a coisa é daqui pra lá não tem muito valor, mais quando vem de lá pra cá é inovação, é algo nunca imaginado que foi descoberto... enfim, vira norma.
Agora com as mudanças são 1 supervisor para 10 ACE e cada ACE para 1.000 imoveis .
Mais é preciso observar e ter cuidado com as áreas consideradas de risco, onde em muitas delas  andar durante o dia é muito perigoso para o ACE.
Na minha opinião, a formula é simples:

  • 1 SUPERVISOR PARA 10 ACE;
  • 1 ACE PARA 1.000 IMOVEIS (ZONEADO);
  • 4 CICLOS DE VISITA DURANTE 1 ANO;
  • 1 CICLO COM 3 MESES = 60 DIAS UTEIS EM MÉDIA;
  • MÉDIA DIÁRIA DE VISITAS = 17 IMOVEIS;
  • 1 EQUIPE DE VEDAÇÃO E VERIFICAÇÃO DE CAIXAS DÁGUA POR FRENTE DE SERVIÇO (SEGUINDO A NR35);
  • CADA ACE TRABALHANDO EM PARCERIA COM ACS E UNIDADE DE SAÚDE E TAMBÉM COM O NESMS (NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE);
  • O SUPERVISOR JUNTO COM O ACE, BUSCAR E FORTALECER PARCERIAS COM EQUIPAMENTOS PUBLICO DA LOCALIDADE DE ATUAÇÃO.

Pra finalizar, fica aqui uma sugestão a quem ler e interessar este post.
Converse com os trabalhadores da ponta, valorizem o conhecimento que esses profissionais possuem.
Mudar a forma de ver e executar o trabalho é preciso, valorizar o profissional Agente de Combate as Endemias é necessário.